domingo, 27 de fevereiro de 2011

ENGENHARIA SOCIAL

-Pronto!
- Alô, é o senhor pedro?
- Sim, pois não?
- Senhor Pedro, bom dia, eu sou a Elisângela do Banco Babalú e gostaria de falar com o senhor a respeito de uma promoção onde o sr. indica pessoas para oferecer cartão de crédito adicional grátis por um ano inteiro!
- Querida, eu não me interesso pelo assunto.
- Mas o senhor não quer? O sr. não tem filho?
- Tenho 3.
- Todos maiores?
- Não, tem uma menor, a minha caçula.
- Ah, aqui só consta que o sr. tem um cartão adicional para a Janaína, confere?
- Sim.
- Ela é sua filha, não é mesmo?
- Não.
- Não, senhor pedro?
- Não, ela é minha amiga. Uma grande amiga.
- Não é sua filha, então?
- Não.
- senhor Pedro, que idade tem seus filhos?
- Bem, o Breno tem 24, o Caíque 22 e a Eridane 17.
- Olha, nós podemos oferecer um cartão adicional para cada um de seus filhos gratuitamente por um ano, o sr. concorda?
- Não.
- Não, seu Pedro? Mas consta aqui que o seu limite do cartão visa é de mil reais, confere?
- Mil? De onde vc tirou isso?
- Consta em nossos cadastros, senhor Pedro.
- Bem, preciso falar com o meu gerente, porque até onde eu sei o meu limite é cinco vezes e meia maior que isso em cada cartão, master e visa, no banco Babalú.
- Então, o sr. não quer mesmo oferecer um cartão adicional gratuito a cada um dos seus filhos?
- Não, querida. Já tive uma experiência parcial e quase fui à falência.
- Mas o sr. pode reduzir o limite de cada cartão a um mínimo de cem reais, senhor Pedro.
- É que vc não conhece a lábia dos meus filhos. Logo o limite estará em mil reais, deixa pra lá.
- Mas a sua renda lhe permite conceder três cartões adicionais grátis por um ano para cada um dos seus filhos no valor de mil reais, senhor Pedro?
- Claro que não, meu amor. Sou um proletário com pretensões a classe média num futuro distante.
- Então o sr. não quer mesmo oferecer os cartões grátis aos seus filhos, senhor pedro?
- Não, definitivamente não!
- Então o sr pode aguardar um pouco para que eu possa estar transferindo a ligação, senhor Pedro?(...)
- Senhor Pedro, bom dia, eu sou a Patrícia, do setor de atendimento do Banco Babalu, para onde o senhor deseja que eu mande os cartões, é para o endereço da consolação ou para o endereço da república?
- Meu bem, para começo de conversa, eu não tenho endereço algum na república e para finalizar eu não quero oferecer cartão de crédito adicional gratuito por um ano para ninguém.
- Nao,senhor Pedro? é de graça por um ano!
- É, eu sei. De graça por um ano e depois eu pago o olho da cara, né?
- Bem, já que o senhor, definitivamente, não deseja oferecer cartões de crédito adicionais a ninguém, nem aos seus filhos, eu sugiro que o senhor faça um seguro de seu carro ou de sua casa por um valor bem em conta, deseja?
- Meu amor, eu não tenho carro e moro em casa alugada, que diabo!
- O Banco Babalu agradece a sua atenção e lhe desjea um excelente dia, senhor Pedro. Meu nome é Patrícia e agradeço por sua atenção.
(é óbvio que o banco já tinha todas as minhas informações. As atendentes estavam apenas, sutilmente, checando cada uma.)

Nenhum comentário: