sábado, 14 de março de 2015

Precocidade

Dona Maria Eulália se sentia a avó mais orgulhosa do trecho. A neta Maria Eduarda era um primor de menininha. Linda, meiga, muito inteligente e... precoce. Tanto é verdade que na primeira vez em que a Maria Eduarda foi passar o dia na casa da avó, por volta de umas tres da tarde, a senhora tricotava uma blusa nova para a filha na sala enquanto a menina brincava com uma casinha de bonecas num canto. Súbito, assim meio que do nada, Maria Eduarda se levanta, corre até a vovó, bate com as mãozinhas no colo de Maria Eulália em, em tom de confidência, dispara: 

"-Vovó, sabe que o pintinho do Zezinho é diferente do pintinho do Luizinho?"
Maria Eulália estremece. O choque a faz muda por um instante, mas precisa raciocinar logo. E conclui que é preciso fingir uma certa naturalidade. Se escandalizar uma hora dessas, só poderá traumatizar a menina, que se revela nitidamente precoce nesse momento.  E, em tom brando, a avó pergunta: "-Ah, é? E por que, Maria Eduarda, que o pintinho do Zezinho é diferente do pintinho do Luizinho?" Ao que a neta, com cara de inteligente, responde sorrindo:
"-Porque é mais salgadinho!"

(pano rápido)

A morte do cavalo de ferro

O lobby da industria automobilística venceu há décadas o lobby da indústria ferroviária. E esse lobby corrompeu nossos governos para que as ferrovias fossem sucateadas e inviabilizadas. Aparentemente o cidadão comum passou ao largo desse fenômeno de interferência nefasta no perfil econômico do país. Agora, estamos pagando o tributo de nossa alienação.

Definições

As vezes, O que eu mas eu queria era um sorriso. Mas no fim, eu é quem dou. Outras vezes, o que mais eu precisava era de uma palavra de conforto. Mas no fim, sou eu quem a profere. Em certas ocasiões, é extremamente necessário receber um abraço. Mas no fim, eu é quem dou o tal abraço. Por vezes, eu preciso demais de um instante de silêncio, mas enquanto todos gritam, eu é que permaneço calado. Confesso que no fundo, no fundo, há uma intenção minha por detrás disso tudo. É um ato simples, despojado, mas por vezes extremamente eficiente e compensador, denominado na roça pelos camponeses, de "semeadura."

Mordaças da Ditadura

Bem, levando-se em conta a mordaça colocada pela censura oficial na imprensa durante a ditadura, que não deixava passar nadica de nada a respeito de corrupção no governo, eu tomo a liberdade de correr o risco de encetar um paralelo infame, mas vou. Então, digamos assim: "EU ERA FELIZ PORQUE NÃO SABIA."

Respostas

Tenho receio de, mesmo assim, encontrar as respostas a indagações que não quero fazer.

Diálogos do Cotidiano

ela: - 'mim' descreve numa palavra.
ele: - quer mesmo?
(pano rápido)

Separação

Os vizinhos contam que a ultima discussão de Amanda com Rodrigo e que culminou na separação do casal, foi uma verdadeira briga de foi-se.

MULHERES

Sem as mulheres, seria muito chato. Sem as mulheres, nós, homens, seríamos todos hermafroditas. E teríamos ciúme de nós mesmos, sofreríamos por nossa parte "ela" ignorar solenemente nossa parte "ele". Não teria graça abrir a porta do carro para si mesmo nem 'se' mandar flores ou 'se' convidar para jantar. E nosso sogro seria também nossa sogra. Sem as mulheres, seria um problema meio amplo. A quem culpar pela mordida na maçã? Como dar desculpas no trabalho de que não pode ir naquele happy hour porque tem dona onça brava esperando em casa? Com quem deixar as crianças e os trabalhos mais ingratos do lar? Oh, certamente seria um sofrimento insano ter quer trabalhar fora e dentro, cuidando daquele chefe exigente lá fora e daquela família numerosa aqui dentro de casa. Sem contar que o dia dos pais seria totalmente vinculado ao dia das mães. Não haveria mais festas boas e memoráveis como de aniversário de namoro, casamento, divórcio e quetais. Aliás, numa visão macho-pragmática, na nossa vida, a mulher é igualzinha ao pessoal da manuta numa empresa, cuja utilidade só é reconhecida na hora em que esse povo não aparece para trabalhar. Sem as mulheres, estaria totalmente sepultada no esquecimento a carinhosa frase final "-Foi bom pra você?" e a resposta não menos "-Sim, e pra você?" mandando o romantismo pras cucuias. Sem as mulheres nós não poderíamos ganhar mais, ter privilégios, dominar e explorar a sua situação de fragilidade feminina. Seria realmente, um saco, porque a gente não poderia mais ser canalha, maliciosamente aproveitador. Enfim, a ausência das mulheres em nossas vidas é algo impensável, inviável, indesejável, inexequível. Graças a Deus.

Transbordamento

Tem gente que, de tão boa, sequer consegue, muito embora tente ser discreta, esconder a própria bondade. Mas como tudo na vida tem o seu lado B, também quando certas pessoas ficam constrangidas com a própria escrotice e tentam disfarçar... não, não e não conseguem!

Decisões

As decisões, mesmo as erradas, são o motor da vida. Quando vc pára de decidir, vc retrocede, enquanto a vida continua. A comodidade da famosa zona de conforto permite a ausência total de decisões e é ela que nos arremete para os mais obscuros e distantes recantos da mediocridade.