segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

A Sindrome de Cassandra

Cassandra era filha de Príamo, Rei de Tróia. Uma mulher cuja beleza impressionou o deus Apolo, que a pediu em casamento. Como dote, a donzela recebeu o dom da premonição. Na véspera, Cassandra arrependeu-se e não quis mais casar. Apolo, irado, percebeu que 'palavra de rei não volta atrás' e não podia cancelar o dote presenteado. Cassandra ficaria com o dom para sempre. Ardiloso, Apolo manteve realmente o dom, mas colocou uma condição: a de que ninguém iria acreditar em suas previsões. Assim foi com a invasão e derrota de Tróia. Ela implorou a Príamo para que não aceitasse o presente do cavalo de madeira proveniente dos gregos. Tudo o que ela previu na vida, teve o descrédito dos interessados, para seu desespero. Estava consumada a vingança de Apolo.
Pois é. Quando alguém avisa sobre algum acontecimento ruim que possa ocorrer, ninguém dá a menor confiança e ele acontece mesmo, dizemos que foi um caso da "sindrome de Cassandra".

Os geólogos avisaram reiteradas vezes de que o Haiti poderia ser vítima, como foi, de uma tragédia, mas ninguém deu a menor importância, ninguém se preparou.

Outro local com as mesmas características geológicas (estar ao lado de outra fenda tectônica, a de San Andreas) é o estado norteamericano da Califórnia.