domingo, 24 de maio de 2015

EINSTEIN, A FÍSICA QUÂNTICA E OS EMPRESÁRIOS

A Teoria Geral da Relatividade coloca tudo acontecendo do ponto de vista de um observador. O experimento quântico das Fendas Duplas coloca as partículas agindo de acordo com a existência ou não de um observador. E o empresariado brasileiro quanto à sua visão de mundo, não foge à regra.

Quando um setor da atividade produtiva é saudável e plenamente rentável, a análise que o empresariado faz é a de que o melhor sistema é o Capitalismo e a melhor ideologia é a direita, com pleno exercício da Democracia, estrito direito à propriedade e respeito às garantias constitucionais de inicativa privada, lucratividade e exploração legal e instituída da força de trabalho.

Mas uma virada súbita e violenta ocorre, quando algo não anda bem.

Quando um setor da atividade produtiva é doentio e plenamente arruinado, a análise que o empresariado faz é a de que o melhor sistema é o Comunismo, a melhor ideologia é o Socialismo, com concessões à força bruta se preciso com suspensão de garantias constitucionais e individuais e desemprego massivo e irreversível.

Isto não é uma ilação, uma afirmação. É uma constatação.

Basta apenas observar o panorama econômico e político do Brasil nos últimos cem anos, para comnfirmar esta constatação.

Quando dá lucro, o liberalismo capitalista tem uma visão absolutamente privada do que acontece no meio produtivo.

Quando dá prejuízo, esses mesmos capitalistas liberais se transformam, em questão de um instante, nos mais abjetos ditadores comunistas que o mundo já viu, deitando nas costas do povo todas as mazelas cultivadas e alimentadas pela elite e compartilhando com o máximo possível de pessoas, o próprio fracasso.

Quando um carro vende bem e dá lucro, ele é todo da montadora.  Quando ele não vende, quem paga a conta sozinho  é o trabalhador.

Ou seja, privatiza-se o lucro e se socializa o prejuízo.

Como já dizia o personagem do saudoso Chico Anízio, o Justo Veríssimo: "-É tudo muito relatiiiiiiivo, meu caro,"  Sim, é tudo mesmo, muito relativo.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Experi%C3%AAncia_da_dupla_fenda

http://pt.wikipedia.org/wiki/Teoria_da_relatividade