terça-feira, 10 de julho de 2012

Paradoxo Interdepartamental

Ainda não concluí tratar-se de um caso de incompetência generalizada ou pura maldade. Mas todas as empresas com as quais eu tenho relacionamento como consumidor, apresentam características comuns no mínimo intrigantes. Vou tentar resumir minha análise, para melhor compreensão do que quero dizer:
VENDAS.- Mostram a maravilha das maravilhas. Não existe nada de melhor. Entendem tecnicamente de tudo. Sabem todas as falhas dos concorrentes. Falam mal dos produtos e dos serviços alheios. E só enaltecem os próprios. Deixam o comprador encantado e o fechamento do negócio é fácil, descomplicado, rápido e eficiente. Entretanto, fazem questao de esconder do comprador os inconvenientes e aspectos desfavoraveis da aquisicao,, do produto e/ou servico. Positivamente, so tratam do lado bom do assunto. O mau, vc descobre por si mesmo. 
POS-VENDAS.(SAC)- Vc, que comprou o produto e/ou servico e achou que estava fazendo o melhor negócio do mundo, começa a ficar desconfiado. Ao tentar usar o produto ou seviço, na primeira dúvida, ao recorrer à empresa, se surpreende numa fila de atendimento de 45 minutos, sendo o 36o. cliente ao telefone. Não aceitam troca, devolução e se aceitam o contrato tem cláusulas leoninas que impedem qualquer vantagem ao consumidor. Por sinal, desconhecem ou não utilizam a maior parte do texto do Código de Defesa do Consumidor. Por fim, vc acaba concluindo que não vale a pena tentar falar com essa gente. E fica com a sensação de que foi vítima de estelionato legal, protegido por leis e instituições. Não adianta procurar o gerente e quebrar a cara dele, porque vc vai ser preso e condenado. Melhor ficar quieto.
COBRANCA.- setor da empresa no estado da arte. Sabe tudo sobre voce. É agil, veloz. Em caso de atraso, tem múltiplas maneiras de oferecer uma solução. Tem um corpo de profissionais de invejável competência. Precisos. Costumam se antecipar e apresentar a conta com bastante antecedência. Nâo tem contato nenhum com SAC nem com VENDAS. O atendimento não tem quase nenhuma espera e é bastante eficiente. Aliás, vc poderia sugerir para que eles dessem lições de atendimento, agilidade, precisão e profissionalismo ao resto da empresa. Mas realmente, vc irá concluir que eles jamais se conversam, porque o Depto. de Cobranca simplesmente despreza os demais, por serem demasiadamente inferiores.

Concluindo, as empresas costumam estar na idade da pedra quanto aquilo que não se trata de COBRANÇA - esta sim, no estado da arte e em avançadíssimo estágio tecnológico e irrepreensível profissionalmente. 
Resta analisarmos se isso é por maldade, por incompetência adminsitrativa ou gerencial, ou se tem que ser assim mesmo no mundo corporativo. E se for, o patrono desses empresários esquisitos só pode ser o capeta.