sábado, 14 de abril de 2012

Recado para a Minha Mae

Mamãe... Estive em você e me vi seguro. Quando vim ao mundo, foi o calor do teu beijo a minha senha e a batida do seu coração o meu ritmo, a minha garantia de que estava ali protegido. Os primeiros dias de vida. Quanta noite mal-dormida, quanta fralda trocada, quantos afagos, carinhos, como você foi boa anfitriã, neste mundo quase sempre hostil! E fomos nos distanciando a partir dali. Não que quiséssemos, mas o mundo é mesmo assim. Entretanto, quanto a criança ignora a preocupação com a febre, com a escola, com as dores e alegrias de seus rebentos que uma mãe pacientemente sofre por toda a vida...como o adolescente ignora as noites mal dormidas à espera da chegada da rua. O adulto esquece por vezes as suas preces, pedindo o que há de bom para o filho. Quanta mãe há nesta vida que chora escondido, em algum canto da casa, por não ver a família reunida, por ver a luta por vezes inglória dos filhos! Em compensação, que alegria brilha nos seus olhos, quando alguém aqui de casa tem um sucesso, faz algo de bom, vence desafios e é reconhecido por isso! Que orgulho, não? Ah, mamãe, este meu silêncio quando te olho, não é mesmo de uma pessoa distante. É que viajo nesses pensamentos todos, de um filho grato por tudo que recebeu da senhora. Quero retribuir toda essa entrega, todo esse carinho até o final dos seus dias, que rogo a Deus seja depois, bem depois do meu, porque perdê-la significa o fim de um grande, profundo, bonito relacionamento entre duas pessoas, sendo uma um pedaço gerado pelo amor de outra e por isso, tanta afeição, tanto carinho, tanta ternura. Mamãe, este seu pedaço desgarrado que lhe fala agora, lhe promete solenemente repetir os esforços para o sucesso e evitar os erros do fracasso. Lhe promete ser diligente em cuidar do que a senhora valoriza e desprezar o que a senhora abomina, porque sabe o que é bom ou ruim e isso serve como uma bússola para os seus filhos. Só não lhe prometo, mamãe, seguir a lhe amar tanto assim como filho, porque isso, querida, não é preciso.

Pedro Zeballos(minha mãe nunca leu isso)

2 comentários:

neli araujo disse...

Que lindo o recado para sua mãe, Pedro!

Sua mãe não leu porque já se foi ou porque você ainda não mostrou para ela?

Se ela já se foi, pode ter certeza de que já sabia tudo o que você escreveu; mas, se ainda estiver viva, NÃO deixe de mostrar a ela este carinho!

Uma beijoca,

neli

Ana disse...

Texto emocionado e emocionante! Parabéns, Pedro!