segunda-feira, 31 de dezembro de 2012

Idolos

Meus idolos morreram todos de over time...

sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

Feito com Amor

Tenho uma coisa ca comigo. Em toda a minha vida, fui aprendendo licoes de lascar, na dureza de ter que arriscar tudo e logo em seguida, enfrentar o amargor da derrota e do fracasso, para recomecar imediatamente, trocando de sonhos, mudando as metas e redirecionando os objetivos, maior parte, sem um gato para puxar pelo rabo. Muitas vezes, muitas mesmo, aquilo em que eu mais acreditava e aquilo que mais me dava entusiasmo, acabava por se revelar algo vazio, inocuo e que nem valia a pena tentar. Mas eu tentei. Ajudei, por decadas, a construir alguns imperios com o meu trabalho, no auge de minha vida produtiva profissional. Em troca, alem de um salario miseravel, nem um muito obrigado. Fiz varias tentativas em voo solo, como autonomo e todas deram nagua. Nao coloco isso no meu curriculo nao sei porque, mas ja fui servente de pedreiro, agente funerario, almoxarife e vendedor pracista.  Dono de agencia de publicidade, dono de servico de alto falante em rodoviaria, secretario em circo, diretor de radio, autor, editor e distribuidor de guia de onibus. Sempre trabalhando. E nessa aventura que e viver, fui aos poucos descobrindo coisas das mais incriveis. Uma delas, e que a vida, ao contrario dos ingratos, costuma lhe devolver o que vc da a ela, geralmente na mesma proporcao. Entao, se for para vc fazer uma argamassa para assentar tijolos como servente de pedreiro ou um roteiro para um programa de TV como roteirista, capriche. Nao importa o que vc esteja fazendo, se seja algo chique ou brega, importante ou trivial. E nao importa se a empresa para a qual vc trabalha, seja insensivel e ingrata. Faca o melhor. Pode demorar, pode nao ser agora, pode nao ser do jeito que vc gostaria. Mas um dia, um belo dia, a vida lhe devolvera caprichosamente, todo esse investimento sutil, mas poderoso. 

domingo, 11 de novembro de 2012

Solidão

Por vezes fico pensando como as pessoas se enganam com a idéia de solidão. Parece que estar só, é ficar numa região desabitada. Em outra hipótese, para a maioria das pessoas estar só é não ter muitos amigos, parentes, pessoas próximas. Para os românticos, estar só é permanecer longe da pessoa amada. Para muita gente, viver só no sentido de morar numa casa sem  mais ninguém, é um tipo muito marcante de solidão. Entretanto, apesar da lógica que norteia esses  conceitos,  existem formas mais sofisticadas e, portanto, terríveis de solidão. A solidão intelectual, por exemplo. Quando se está num meio universitário, de nível elevado e se é apenas alfabetizado, nada mais. Ou ao contrário. Quando se tem um bom nivel cultural e nao  existe mais ninguem ao derredor para uma conversa mais elevada sobre as coisas da vida ou outros assuntos especificos. Existe também a solidão no trabalho, quando todos se revelam colegas, mas não a ponto de aceitar aquele seu convite para um happy hour.  Tambem existe a solidão afetiva. Quando a pessoa que acabamos subitamente amando, vai aos poucos se revelando nossa antítese, gostando de tudo o que a gente detesta e detestando tudo o que a gente mais gosta, num descortinar de uma potencial e triste predisposição ao desenlace. Resta-nos tentar compreender, aceitar passivamente ou tentar modificar essas coisas, caso sejamos capazes. Entretanto, seja qual for o tipo de solidão a que estejamos submetidos, é preciso ter paciência e tolerância para com as coisas da vida e conosco mesmos.  Afinal, somos humanos!

sábado, 20 de outubro de 2012

Ousadia


Ícaro foi devidamente punido pela ousadia de voar alto demais. 


Peer Gynt teve o desplante de ser um sonhador diante do homem pragmático e Ibsen reproduziu na ficção a sina de todos que ousam na realidade, punindo-o severamente. 

O elefantinho de Kipling, tão vivo, tão atirado, no tempo em que os elefantes não tinham trombas, atreveu-se a passar perto demais dos crocodilos e nhac! Teve o nariz mordido a tal ponto que antes de se soltar, esticou, esticou... e ele correu de volta para junto da mãe gritando, fanhoso: Olha o que me aconteceu! 

Assim, todos pagam por ousar. 


Todos.

Escolhas

Recuar não significa perder. A pausa não significa desistencia. O silêncio não quer dizer que não há importância. Apenas que um homem aprende, a duras penas em sua vida, o melhor momento. Para recuar, pausar, silenciar. Nem sempre usamos disso com parcimônia e nem sempre a cautela é nossa orientadora. O aprendizado na faculdade da vida requer disciplina, atenção, perseverança. E só termina com a morte. Enquanto isso, temos duas maneiras de aprender, segundo os espiritualistas. Pelo amor ou pela dor. Por incrível que pareça, por menos razoável que consideremos, sempre, sempre essa, é uma escolha de cada um.

acaso

Não é exatamente verdade que eu queria. Foi o acaso que me fez nascer no dia da poesia.

domingo, 23 de setembro de 2012

Reflexões pessoais sobre o bem e o mal

Tem coisas na vida que a gente não precisa, nem quer provar para ninguém e que até evitamos comentar. Já foi dito pelos especialistas, que o ser humano tem o condão de somatizar. Pro bem e pro mal. Quando uma pessoa cede ao rancor, à mágoa e ao ódio, ela tem talvez maiores possibilidades de adoecer mais gravemente do que se não nutrisse esses sentimentos. E ao contrário, dizem os doutores, se a pessoa nutre bons sentimentos, terá mais chance de que a doença ou não aconteça, ou dure menos, porque os sentimentos bons ou ruins, regulam para mais ou para menos as defesas orgânicas das pessoas. Tenho uma ligeira tendência a acreditar nisso tudo. E acho que vai muito além da simples saúde orgânica ou mental. Acredito que isso interfira na vida pessoal, profissional e amorosa das pessoas de uma forma marcante e decisiva. A positividade ou negatividade funcionam talvez como grandes catalizadores, com enorme poder de atração, para coisas boas ou más, de acordo com as suas afinidades. Creio que como numa grande matrix, as coisas meio que acompanhem os pensamentos e sentimentos do individuo. Quando é bom, para o bem. E, quando é mau... Para o mal. A grande sacada da criação - é que nos foi dado o livre arbítrio, para que possamos escolher.

sexta-feira, 14 de setembro de 2012

Talento

 Fazer alguma coisa eh simplesmente fazer alguma coisa. Diferenciais aparecem, quando um faz o que tem que ser feito e outro faz o melhor que pode ser feito. A isso, por vezes, se dah o nome de talento. As coisas mais simples da vida, podem ser feitas por qualquer pessoa, mas apenas algumas as fazem de maneira tal, que todos percebem a diferenca.

domingo, 9 de setembro de 2012

Eu sou você


Quando eu vejo um jovem pagando pelas consequencias de um gesto impensado, imaturo, irresponsável seu, me dá uma dor no coração por não poder ajudar. Mas eu não posso mesmo. Os jovens me olham com piedade. Eles acham que eu já passei, que eu já era. Nada esperam de mim e nada tem para me dar, a não ser comiseração. Eles acham que nada sei, ou que o que sei, já não tem mais valor. Portanto, por mais que eu fale, por mais que diga, nada será ouvido pelos jovens. Eles não irão mesmo dar ouvidos a alguém que já perdeu o prazo de validade e que tem idéias que já prescreveram. Mal sabem esses pirralhos, que para certas coisas na vida, as regras são perenes, imutáveis. E que o conhecimento dos mais velhos seria extremamente útil, caso fosse aceito. E assim, eu os vejo sofrer, por motivos que conheço muito bem, e cujas raizes, eu bem que poderia ajuda-los a a extirpar, para se proteger melhor dos caprichos da vida. Mas não faz mal. Se eu não posso, a vida pode. Ocorre que comigo, seria bem mais agradável. Com a vida, por vezes terrível. E me é de dificil aceitação o fato de ver sofrer, sabendo perfeitamente que esse sofrimento poderia ter sido evitado, caso ocorresse talvez apenas uma conversa. E assim é a Humanidade. Assim somos nós.

terça-feira, 10 de julho de 2012

Paradoxo Interdepartamental

Ainda não concluí tratar-se de um caso de incompetência generalizada ou pura maldade. Mas todas as empresas com as quais eu tenho relacionamento como consumidor, apresentam características comuns no mínimo intrigantes. Vou tentar resumir minha análise, para melhor compreensão do que quero dizer:
VENDAS.- Mostram a maravilha das maravilhas. Não existe nada de melhor. Entendem tecnicamente de tudo. Sabem todas as falhas dos concorrentes. Falam mal dos produtos e dos serviços alheios. E só enaltecem os próprios. Deixam o comprador encantado e o fechamento do negócio é fácil, descomplicado, rápido e eficiente. Entretanto, fazem questao de esconder do comprador os inconvenientes e aspectos desfavoraveis da aquisicao,, do produto e/ou servico. Positivamente, so tratam do lado bom do assunto. O mau, vc descobre por si mesmo. 
POS-VENDAS.(SAC)- Vc, que comprou o produto e/ou servico e achou que estava fazendo o melhor negócio do mundo, começa a ficar desconfiado. Ao tentar usar o produto ou seviço, na primeira dúvida, ao recorrer à empresa, se surpreende numa fila de atendimento de 45 minutos, sendo o 36o. cliente ao telefone. Não aceitam troca, devolução e se aceitam o contrato tem cláusulas leoninas que impedem qualquer vantagem ao consumidor. Por sinal, desconhecem ou não utilizam a maior parte do texto do Código de Defesa do Consumidor. Por fim, vc acaba concluindo que não vale a pena tentar falar com essa gente. E fica com a sensação de que foi vítima de estelionato legal, protegido por leis e instituições. Não adianta procurar o gerente e quebrar a cara dele, porque vc vai ser preso e condenado. Melhor ficar quieto.
COBRANCA.- setor da empresa no estado da arte. Sabe tudo sobre voce. É agil, veloz. Em caso de atraso, tem múltiplas maneiras de oferecer uma solução. Tem um corpo de profissionais de invejável competência. Precisos. Costumam se antecipar e apresentar a conta com bastante antecedência. Nâo tem contato nenhum com SAC nem com VENDAS. O atendimento não tem quase nenhuma espera e é bastante eficiente. Aliás, vc poderia sugerir para que eles dessem lições de atendimento, agilidade, precisão e profissionalismo ao resto da empresa. Mas realmente, vc irá concluir que eles jamais se conversam, porque o Depto. de Cobranca simplesmente despreza os demais, por serem demasiadamente inferiores.

Concluindo, as empresas costumam estar na idade da pedra quanto aquilo que não se trata de COBRANÇA - esta sim, no estado da arte e em avançadíssimo estágio tecnológico e irrepreensível profissionalmente. 
Resta analisarmos se isso é por maldade, por incompetência adminsitrativa ou gerencial, ou se tem que ser assim mesmo no mundo corporativo. E se for, o patrono desses empresários esquisitos só pode ser o capeta.

sexta-feira, 6 de julho de 2012

Aprendendo a jogar

Nos mais sombrios dias de minha vida, quando eu amargava os meus mais fundamentais erros e curtia o resultado implacavel de derrotas merecidamente recorrentes, num circulo vicioso que me levava aos poroes da existência, ao me pegar passando defronte churrascarias e tendo barato com o cheiro da carne assada, olhando as pessoas nos bares tomando cerveja e execrando esse hábito, uma vez que a garrafa de meio litro de pinga custava o preco de um terço do de uma garrafa de cerveja, apos me pegar comendo uma mistura nojenta de farinha de mandioca, oleo de soja, sal e água porque o estomago vazio nao me deixava dormir à noite, ao pedir a Deus que nunca mais me permitisse dormir num colchão tão fino a ponto de me doerem as costelas encravadas no estrado, ao ver os meus amigos, os mais diletos e até parentes, sumirem nas brumas de uma indiferença brutal e definitiva, ao ver pessoas que antes me bajulavam trocar de calçada ao cruzarem comigo na rua, ao sentir uma atavica e imensa vergonha de tudo isso, aos poucos, eu fui descobrindo um mundo novo, notável e de grande significado. A primeira descoberta é a de que se você não for amigo de você mesmo, é problemático. E segundo, que se você não conseguir se adaptar, será destruido rapidamente senão pelos outros, mas por você mesmo. Descobri que é possível viver com menos de um dólar por dia, desde que não enjoe de arroz com salsicha. E na solidao de quem amarga absolutamente sozinho a propria desdita, dado que tem vergonha de até deixar que os outros percebam que você está na pior, ainda assim, vc brinca, sorri, graceja, ironiza, como sempre, sempre o fez. É assim que o ser humano, por você representado, sobrevive na selva de pedra, diante das feras humanas e perante a sua própria incapacidade de contornar esse pantano, tendo que atravessa-lo do jeito que possa e da maneira que entenda como viável. E se por acaso, vc me perguntar se tive algum resultado positivo de tudo o que aconteceu comigo, apenas posso lhe dizer com alguma dose de satisfação. Acho que sim, posto que estou aqui. 

sábado, 16 de junho de 2012

Memória Fraca

Estou com dois seríssimos problemas. O primeiro é que ando extremamente esquecido. E o segundo é... é... do que que a gente estava falando mesmo?
(I have two problems. One is that I am very forgetful. And the other I do not remember.)

sábado, 9 de junho de 2012

Sabedoria Gatônica

Meus gatos são seres lindos e muito autênticos. Eles não se preocupam em me passar uma imagem irreal deles mesmos. Eles não me agradam interessados em alguma coisa. Se eles ronronam e esfregam em mim, é simplesmente porque gostam disso. Meus gatos são uma lição de vida. Eu deveria ser como meus gatos. Passei boa parte da minha vida tentando agradar as pessoas e enfim, só desagradei. Eu queria profundamente impressionar bem as pessoas e só as decepcionei. Hoje, aprendo com meus gatos. E sei que não posso voltar atrás e desfazer aquilo que fiz de errado na vida. Mas também sei que seguindo os preceitos de meus pequenos mestres, os gatos, eu posso doravante, ser mais gente, ser mais eu e menos um sujeito interessado em agradar a quem não gosta de mim.

sexta-feira, 8 de junho de 2012

FALANDO FRANCAMENTE



Uma vez, conversando com um politico que estava sendo cassado no interior de SP, tocamos num assunto muito delicado: alguem havia colocado fogo no carro de um denunciante na garagem da casa dele. Quando comentei com o político: "-As pessoas precisam achar que o senhor é muito estúpido a ponto de comandar esse ataque. Eu respeito a sua inteligência e sei que o senhor não iria fazer isso, porque ficaria muito óbvia a autoria."  Senti uma certa perplexidade no olhar do homem, mas me calei. Mais tarde, para minha decepção se confirmou a acusação: realmente, tinha sido ele que havia determinado o ataque.

domingo, 3 de junho de 2012

O mundo a um clic

Veja a capa dos principais jornais:

Bebida Amarga



A historia triste e sombria da velhice de Norma Benguel, mostrada no domingo Espetacular de hoje, 3/6/12 - muito mais do que um assunto do cotidiano brasileiro, serve como uma grave advertencia para todos nós, que, indistintamente, envelhecemos.



E-books em Português

Depois que comprei o meu primeiro Tablet, eu, que não tinha o habito, comecei a me interessar por levar a leitura comigo, principalmente em viagens, mesmo que curtas. Para quem gosta, uma dica para baixar e-books grátis.

quinta-feira, 31 de maio de 2012

Rupturas

Realmente tínhamos um caso de cumplicidade e de um misto de atração com carinho que era bastante dificil de negar ou esconder.  Mas um dia, ela se foi. Fez um vazio enorme na minha vida e por isso, depois de um tempo, fui buscá-la. E com todo o jeito dos namorados amantes, a convenci de que era preciso continuar aquele nosso caso. Na segunda vez também. Na terceira... Depois de muitas idas e vindas, um dia ela me comunicou outra vez que estava indo embora. Disse que era evidente o meu amor e que ela faria uma falta imensa na minha vida e que estava pedindo para que ficasse. Mas nao teve jeito. Estava irredutivel.  Então, tentando segurar os meus cacos com todas as forças de que dispunha, coloquei os pratos a limpo. Para que nao houvesse duvida, eu disse a ela que arrastava um caminhão carregado por causa dela, mas que se ela passasse pela soleira da porta da sala, eu arrastaria dois para que ela nao mais voltasse. E, machucando meu já dolorido coração, ela se foi, levando tudo de mim e deixando-me com um imenso e tenebroso vazio. De fato. Arrastei dois, tres, cinco, dezenas de caminhões. Mas não a procurei e nem permiti que houvesse a menor chance para que voltassemos. Simplesmente não me preocupo com o quanto isso me custou e quantas rugas se formaram em meu rosto e quanto cabelo desandou de minha atormentada cabeça e quantos pedaços ficaram faltando no meu coração e o quanto de minhalma foi reduzido. As decisões de vida, são definitivas, mas por vezes, cruéis para com quem as toma. E, certamente, pior seria se assim não o fosse.

terça-feira, 22 de maio de 2012

ENGENHEIRO AGRÔNOMO JOSÉ SIDNEI GONÇALVES é vÍtima de latrocinio




O agronegócio perde um talento imenso. Com uma visão do setor beirando a genialidade, Zé Sidnei Gonçalves usou dela para idealizar e implantar a APTA - Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios, que congrega todos os Institutos de Pesquisa da Secretaria de Agricultura do Estado de SÃo Paulo. Pesquisador Científico de exepcional produtividade intelectual no Instituto de Economia Agrícola, tinha uma indefectível humildade que nao revelava, num primeiro momento, a própria inteligência, cultura e capacidade profissional. Acompanhei de longe a sua luta para criar a Agência. Depois de um ano de criada, passei a ser seu assistente. Trabalhamos juntos o tempo suficiente para que eu tenha hoje algumas certezas e uma só dúvida. Fui o funcionário que o acompanhou e ajudou a desocupar as gavetas, quando foi injusta e inexplicavelmente exonerado do cargo de Coordenador de sua paixão, a APTA. Essa proximidade me deu a certeza do caráter, da dignidade, do talento como pesquisador científico e do grande espírito humanitário do Doutor José Sidnei. Também, da sua amizade. A minha única incerteza, é a de para qual humor serviu o que fizeram com ele. Resta que o mundo perde um homem de alta consciência humanística, o Brasil perde um de seus melhores pesquisadores científicos, São Paulo perde um engenheiro agrônomo Doutor em Economia Agrícola de altissima qualidade profissional e eu, perco um amigo. Fica com Deus.

segunda-feira, 21 de maio de 2012

Nada Mais

Se um dia, no silencio da noite e em meio a amargura e desesperança, você se pegar sofrendo e sem ter a quem pedir ajuda, tente lembrar na pouca ajuda que porventura tenha dado aos homens e animais à sua volta. E se por acaso não tiver a compaixao alheia, tente se lembrar dos que você ignorou e também abandonou. Entenda. Você estará recebendo de volta, o que você mesmo deu à vida até então. Nada mais.

domingo, 13 de maio de 2012

Dia das Mães

Mães não morrem. Elas só vão embora. Mas deixam tudo delas em nós. Que continua vivo. E que passamos para nossos filhos. Mães são assim. Imorredouras. Porque o amor é assim. O amor não morre nunca.

sexta-feira, 11 de maio de 2012

Humana Mente

Sou um ser humano. Tenho limitacoes. Fraquezas. Sou capaz de me emocionar diante de um sorriso de crianca, de um gesto amavel, da inocencia de um animalzinho, da generosidade das pessoas. Por vezes, entretanto, me exalto e viajo numa onda de impaciencia, mas logo descubro que preciso voltar para a zona da compaixao pelo meu semelhante e por mim mesmo. Sou capaz de machucar as pessoas, ainda  que inconscientemente nesses voos de humor. Mas se o abraco amigo eh provocado, o aperto de mao eh sugerido, vou logo apertando, vou logo abracando. Porque eu sei que as coisas ruins, sao apenas para que aprendamos a valorizar o contrario - As coisas boas, os bons sentimentos, a boa intencao, sao para que os cultivemos como flor delicada mas maravilhosa e que deve enfeitar as nossas vidas. Creia: o odio, o rancor, a intolerancia, a inveja, a maldade, sao sentimentos cuja aura atrai invariavelmente o pior e seus agentes, antes temidos e talvez ateh odiados, se tornam dignos de piedade, ao apagar das luzes de suas desperdicadas vidas. Nao sou exemplo para ninguem. Minha existencia nao foi - digamos assim - das mais proveitosas ate agora, em termos de nobreza de espirito. Apenas que aprendi um pouco, a cultivar uma coisa muito positiva e que nos faz um bem danado, que eh o habito saudavel de ter bons sentimentos e olhar as pessoas, a vida e tudo que nela ha, num primeiro momento, como algo digno, positivo e reconfortante.

segunda-feira, 7 de maio de 2012

Fragilidade

A vida, as pessoas, os relacionamentos, sao tao frageis! Assim como o vento amolda e  carrega para onde bem desejar todas as nuvens, o acaso adentra a nossa sala, sufoca o nosso espirito, engana nossas esperancas e nos coloca um olhar de espanto no rosto. E se por acaso sobejamente nao nos preferir, joga um vazio para que nos safemos dele, se formos capazes.  A polaridade, a mesma que faz com que o raio caia, o motor, o transistor e ate a sinapse funcionem, faz deste mundo uma gangorra que nos leva de baixo para cima, de cima para baixo, para que um dia, descubramos como bem disse o sabio, que depois de muito aprender, aprendemos apenas o suficiente para concluir que nada, absolutamente nada sabemos sobre coisa alguma. 

terça-feira, 1 de maio de 2012

Abaixo os Calotes na Internet!



Os sites, principalmente os de comercio via Internet, escondem todas as informacoes que deveriam constar na capa ou paginal principal.
Recentemente foi apresentado um Projeto de Lei (PL) que resolve essa questao de falta de clareza na WEB.
Veja o texto publicado na ocasiao. E se puder, cobre do deputado uma posicao, esse PL precisa ser votado.



A Comissão de Defesa do Consumidor aprovou na quarta-feira (17) o Projeto de Lei 5470/09, do deputado Carlos Sampaio (PSDB-SP), que obriga as empresas a informarem em suas páginas na internet a razão social, o número de inscrição no Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas (CNPJ) e os endereços da sede e das sucursais.
Por sugestão do próprio autor da proposta, o texto aprovado também obriga as empresas a disponibilizar um endereço eletrônico para que o consumidor entre em contato diretamente por e-mail, e não apenas por formulário online.
O relator, deputado Roberto Santiago (PV-SP), incorporou ainda mudanças sugeridas pelo deputado Eli Correa Filho (DEM-SP), para explicitar que a razão social poderá ser substituída pela denominação da empresa, e que deverá corresponder ao nome do Registro de Empresas ou Registro Civil de Pessoas Jurídicas.
Fácil acesso - De acordo com o projeto, as informações, exceto o endereço das sucursais, que poderão aparecer em uma página interna, terão de estar na página principal do site, na parte inferior, em tamanho que permita sua fácil visualização.
A proposta prevê que a empresa flagrada descumprindo as regras será advertida para regularizar a situação em 15 dias. Em caso de reincidência, serão aplicadas multas entre R$ 1 mil e R$ 50 mil. Após a segunda reincidência, o site será tirado do ar.
As regras valem também para as pessoas físicas que hospedarem sites de comércio eletrônico - com a diferença de que, em vez de CNPJ, elas deverão divulgar o CPF.
Tramitação - O projeto ainda será analisado, em caráter conclusivo, pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania.
(Fonte: Agência Câmara)

quarta-feira, 25 de abril de 2012

hors du réel

Aujourd'hui, la réalité n'est pas venu pour travailler ...

Frieza humana

Dificil imaginar que um bichinho tenha personalidade. Mais dificil ainda imaginar que sinta gratidao. Pior ainda: impossivel crer que sinta afeto. Porque alguns seres humanos, apesar de e ateh por serem frios como os repteis, nao conseguem enxergar calor humano em mamiferos que nao sejam da sua especie.

segunda-feira, 23 de abril de 2012

Perdao!


Remexendo meus guardados, encontrei essa carta onde, tacitamente, peco perdao a todas as criancas deste mundo. 


Querido João Hélio:

    Não precisa chorar. Já passou. Neste momento, vc está nas mãos do papai do céu, não é mesmo, anjo? Devolvemos você, na plenitude da pureza e da inocência, para o céu, de onde um dia você saiu para nos brindar com a sua presença e bonita companhia.
    Joãozinho, neste momento, tem muita gente orando por você em todos os cantos deste mundo. Um mundo que você mal conheceu e que lhe devolveu uma insensatez infinita, violando a sua inocência e maculando a sua pureza, com muita dor, espanto e desespero.
    Tudo o que aconteceu foi muito de repente, as pessoas que magoram você e provocaram essa tragédia, estão próximas de uma bestialidade que contradiz a natureza humana e que afronta a bondade divina. São homens maus que nem sabe porque são maus.
    Na condição de ser humano, me julgo capaz de representar a minha espécie, para vir humildemente à sua presença, João Hélio, pedir desculpas. Pedir o seu perdão.
    É comum a nós, humanos, cometer violências como esta, desde tempos imemoriais e desde que um dia, do gólgota, aquele outro ser divino também violentado, pediu ao Pai para perdoar-nos, porque não sabíamos o que estávamos fazendo. É verdade, João Hélio. Nós não sabemos mesmo o que fazemos, quando alimentamos um mundo onde a crueldade é considerada um predicado, onde a insensibilidade é a tônica do dia e onde a indiferença deixa os monstros serem criados livres e soltos, para a qualquer momento nos fazer chorar.
    Menininho, perdoa não só os homens maus que fizeram você sofrer, mas aos homens que permitiram que a maldade crescesse e se esparramasse por este mundo. Quando papai do céu manda para nós um menino como você, trata-se de um recado de que Deus ainda quer confiar nas pessoas. Mas parece que o que fizeram com você é um tapa no rosto de Deus, é a negação da bondade, é a maldade pela maldade, nada mais importando, é o começo do suicídio da humanidade.
    Você foi para o céu levando um susto enorme, um medo horrível, muita dor, uma dor demasiado grande, dependurado naquele carro.  Mas creia, susto maior estão tomando as pessoas, ao verem que até você foi levado no meio dessa violência toda.
    Na roda viva de todos os dias, as pessoas estão muito ocupadas para medirem as conseqüencias daquilo que elas fazem e daquilo que elas não fazem.
    Esses homens maus que fizeram você sofrer, são produto de outros homens maus, que por sua vez, resultam da existências de outros homens maus e que fazem coisas erradas sem se importarem com os resultados. Em volta desse povo ruim, está outro tipo de gente, tido com pessoas boas, que nem liga para nada e deixa as coisas acontecerem.
    Um sábio já disse uma vez que o grande mal deste mundo não são as pessoas ruins, mas sim as pessoas que permitem a maldade. Afinal, a sua partida deste mundo de forma trágica, Joãozinho, é um aviso de Deus de que todos nós vamos muito mal e que há algo muitíssimo errado que, por nossa própria natureza, não queremos realmente enxergar.
    Um beijo, querido, e que mais uma vez você nos perdoe e que Deus, em sua infinita sabedoria, nos ensine a cada dia mais e mais a deixar de lado o egoísmo, amar o próximo e fazer deste mundo, um lugar melhor para se viver.
    Desculpe, garoto. Perdão.

sábado, 21 de abril de 2012

Afeto

Hoje, um homem chegou com um belo cachorro na clinica veterinaria. Outros clientes puxaram conversa e ele contou que seu cao tem apenas 3 anos de idade, mas sofre de insuficiencia renal grave. Quando terminou a conversa e todos se foram, eu vi, meio que de relance, o homem baixando a cabeca com os olhos cheios dagua. Naquele momento, a minha velha fe abalada no ser humano deu uma revigorada. Muito bonito.

quinta-feira, 19 de abril de 2012

domingo, 15 de abril de 2012

Aprendendo com os amigos

Aprendendo com os amigos eh um titulo muito adequado para este texto. Afinal, quem mais nos poderia ensinar coisas importantes da vida, senao os amigos? Com alguns amigos eu aprendi que a solidariedade eh algo bastante importante para consolidar uma amizade. Com outros, que eh importante - apesar de alguns a gente ficar longe por muito tempo - guardar a amizade no coracao. Tambem foram eles que me ensinaram que aos amigos, oferecemos nossa tolerancia, nossa compreensao, nossa compaixao, com mais enfase do que para outras pessoas. Alguns amigos me deram belissimas oportunidades de saber o quanto vale uma boa amizade, quando vc esta no chao. E tem tambem, aqueles amigos que nos ensinam, aos poucos mas permanentemente, a gostar a cada vez mais deles. Para contrapeso dessa qualidade toda, tem tambem os amigos que nos ajudam de outra forma. Eles cuidam de deixar claro que nao devemos, digamos...gostar deles. Eles vao abrindo, devagar e sempre, a clareza de que nao sao realmente, tao amigos assim como imaginamos e, por suas atitudes e gestos, nos demonstram claramente a que vieram. E na primeira oportunidade, despejam por sobre nos uma certa dose de rancor, de magoa, de sentimentos que, por mais imotivados e injustos que sejam, sao comprovadores de que o que existiu e existe, nao tem nada a ver com aquilo que cremos ser uma boa amizade. Mas de qualquer forma, essa segunda categoria de amigos nos clareia o espirito e nos dah a devida razao para, num dia desses qualquer, tomar a decisao de rescindir esse acordo tacito de bem querer e reconhecer diplomaticamente que a pessoa deve ser bem tratada, receber cordialidade, todo o respeito do mundo, mas por deixar oficialmente de ser amiga - nenhuma confianca.

sábado, 14 de abril de 2012

Gato

Nhapecan

3 coisas sem coracao

Certo dia, a Madame abriu a porta do puteiro e se deparou um homem alto, de de terno.
- No que posso ajudá-lo? - perguntou a Madame.
- Gostaria de ver a Natalie - disse o homem.
- Senhor, Natalie é uma de nossas meninas mais caras...O senhor não quer ver outra de nossas garotas?
- Não, eu quero a Natalie - disse ele.
Minutos depois, apareceu Natalie para explicar ao homem que ela iria cobrar R$1.500,00 pela visita.
Sem pestanejar, o homem mete a mão no bolso e tira um maço de quinze notas de R$100,00 e entrega à moça.
Então, os dois subiram para um dos quartos e depois de uma hora o senhor saiu muito tranquilo e feliz.
Na noite seguinte, o mesmo senhor apareceu de novo querendo ver Natalie. Natalie então disse que era muito raro para qualquer visita duas noites seguidas e que nem iria pensar em desconto.
Novamente o homem enfiou a mão no bolso e tirou outras quinze notas de R$100,00 e, na companhia de Natalie, subiu para um dos quartos E depois de uma hora ele se foi.
Quando apareceu pela terceira noite seguida, ninguém podia acreditar.
Novamente entregou R$1.500,00 a Natalie e foram os dois para um dos quartos, para mais uma hora de sexo.
Quando terminaram, não se contendo de curiosidade, Natalie comentou com o homem:
- Ninguém nunca requisitou meus serviços por três noites seguidas. De onde você é?
- De Sorocaba - respondeu o homem.
- Fala sério? - disse ela
- Minha família é de lá!
- Eu sei - disse o homem. Seu pai faleceu e sou o advogado de suas irmãs.Elas me pediram que lhe entregasse sua parte da herança. R$ 4.500,00......
Moral da história:
Há 3 coisas neste mundo que não tem pena da gente:
- A Morte;
- A Receita Federal;
- Um Advogado Filho da puta!!!

00000000000000000000000000000000000000000000000



Curiosidade

Recado para a Minha Mae

Mamãe... Estive em você e me vi seguro. Quando vim ao mundo, foi o calor do teu beijo a minha senha e a batida do seu coração o meu ritmo, a minha garantia de que estava ali protegido. Os primeiros dias de vida. Quanta noite mal-dormida, quanta fralda trocada, quantos afagos, carinhos, como você foi boa anfitriã, neste mundo quase sempre hostil! E fomos nos distanciando a partir dali. Não que quiséssemos, mas o mundo é mesmo assim. Entretanto, quanto a criança ignora a preocupação com a febre, com a escola, com as dores e alegrias de seus rebentos que uma mãe pacientemente sofre por toda a vida...como o adolescente ignora as noites mal dormidas à espera da chegada da rua. O adulto esquece por vezes as suas preces, pedindo o que há de bom para o filho. Quanta mãe há nesta vida que chora escondido, em algum canto da casa, por não ver a família reunida, por ver a luta por vezes inglória dos filhos! Em compensação, que alegria brilha nos seus olhos, quando alguém aqui de casa tem um sucesso, faz algo de bom, vence desafios e é reconhecido por isso! Que orgulho, não? Ah, mamãe, este meu silêncio quando te olho, não é mesmo de uma pessoa distante. É que viajo nesses pensamentos todos, de um filho grato por tudo que recebeu da senhora. Quero retribuir toda essa entrega, todo esse carinho até o final dos seus dias, que rogo a Deus seja depois, bem depois do meu, porque perdê-la significa o fim de um grande, profundo, bonito relacionamento entre duas pessoas, sendo uma um pedaço gerado pelo amor de outra e por isso, tanta afeição, tanto carinho, tanta ternura. Mamãe, este seu pedaço desgarrado que lhe fala agora, lhe promete solenemente repetir os esforços para o sucesso e evitar os erros do fracasso. Lhe promete ser diligente em cuidar do que a senhora valoriza e desprezar o que a senhora abomina, porque sabe o que é bom ou ruim e isso serve como uma bússola para os seus filhos. Só não lhe prometo, mamãe, seguir a lhe amar tanto assim como filho, porque isso, querida, não é preciso.

Pedro Zeballos(minha mãe nunca leu isso)

Pensamento

Tola Mente

As pessoas se revelam por suas acoes ou omissoes. As vezes, o discurso eh um e a atitude eh completamente outra. Inutil tentar enganar. E a confianca de que eh possivel tapar o sol com a peneira eh ilusoria. Por mais que se negue, todos sabem que o rei estah nu, apenas nao o reconhecem por conveniencia. E a comedia se desenrola diante de uma plateia atonita, onde os atores sao movidos pela mais absoluta certeza de que ninguem sabe que estao atuando, interpretando. Os tolos espertos ou espertos tolos - porque a ordem dos fatores nao altera o produto - levam o espetaculo ateh as suas ultimas consequencias. Morre o dia. Morre a confianca. Morre a credibilidade. Imperceptivelmente. Bem antes do amargo acordar, ainda a tempo de favorecer a percepcao de que Ines eh morta. Tolamente morta. Totalmente morta.

O Coronel

Depressao

Como pode uma pessoa de boa indole, honesta, de boa formacao moral, de repente atentar contra a propria vida? Da primeira vez, foi um desabafo. Salva em tempo, nao conseguiu. Na segunda vez, correria, hospital, e ela sobreviveu. Nao sei o que leva uma pessoa a tentar se destruir desse jeito, que loucura eh essa de tentar acabar com a propria vida assim, sem mais nem menos! Agora, ela ameacou a familia de se matar outra vez. Nao tiveram duvida. Os filhos se cotizaram e a internaram num hospital psiquiatrico. Se tah com depressao, vai curar antes de voltar ao convivio social. Tenho dificuldade em entender essas coisas, porque jah passei muitos e intensos maus bocados na vida, mas nunca me passou pela cabeca dar cabo de tudo. Jah me passou pela cabeca, sim, dar cabo de um bando de gente e esse desejo foi sincero, nada figurado, mas de mim mesmo, nem morta, santa! Eh uma pena que uma pessoa de tais qualidades nao se goste e nao nutra o desejo de viver. Por vezes, a vida eh uma bebida amarga, mas nem sempre. E depois da tempestade, sempre vem o sol, a alegria e a paz. Para comecar tudo de novo, em outro lugar, em outra epoca, em outra situacao. A vida eh mesmo, cheia de desprazeres. Mas ainda assim, atentar contra ela eh algo para mim, que nao esta e nunca estarah em meus planos. Apesar da minha idade, meus planos sao todos eles para viver. A morte por idade eh uma inexorabilidade, mas a morte por idiotice, como a propria motivacao jah diz, eh uma tremenda besteira.

quinta-feira, 12 de abril de 2012

A Interveniencia


Meu chefe pediu ajuda para resolver uma paradinha. Ajudei. E peguei carona no porco em que ele montou. Foi vexatorio, mas ele se considera homem o suficiente para assumir seus erros mesmo quando e induzido. Uma pessoa insidiosa deu uma informacao a ele que seria (eu disse seria) veridica, mas nao tinha qualquer fundamento. Fizemos uma correspondencia reclamando no canal competente, baseada nesse engodo, que abriu a caixa de pandora e desandou tudo contra nos. Entao descobrimos a farsa. Ainda se retratando, pedindo desculpas via e-mail, tentamos contato telefonico e nada. Nao nos atenderam. E certamente, nao desculparam. Coisas da vida. E o bonde prossegue. Vivendo e aprendendo. SEMPRE.