Você é um cidadão que mora longe o suficiente para ter que pegar ônibus diariamente para trabalhar, estudar, passear?
Então peço que force um pouco a memória e me diga:
O coletivo que você tanto pega para lá e para cá tem a traseira muito alta, a ponto de mudarem a entrada para a porta da frente, menos alta, porque muitos idosos estavam se machucando em quedas no embarque ou desembarque lá atrás?
O veículo que você toma todo dia tem o motor na frente, é muito quente e barulhento?
Por um acaso, o ônibus urbano que você usa todo dia tem uma suspensão muito dura e anda pulando, fazendo também um barulhão danado de coisas se soltando dentro dele?
Então, meu caro amigo, sinto muito, mas na verdade você está mesmo é andando de caminhão.
Sim, caminhão, desses feitos para transporte de cargas!
Não se admire, mas há muitas empresas encarroçadoras especializadas em travestir caminhão de ônibus.
É uma maquiagem muito feia, porca, desonesta e por isso mesmo cruel e injusta para com o usuário.
Mas está aí, meu amigo, prá todo mundo ver e infelizmente, usar se for capaz.
Você não sabia que o ônibus verdadeiro não é construído para cargas e sim para transportar pessoas?
Assim, se calcularmos o peso que um coletivo transporta, é apenas uma fração do que o veículo de carga é capaz de levar.
A suspensão do coletivo, portanto, pode e deve ser muito mais macia para dar o devido conforto às pessoas que o utilizam.
E a suspensão do caminhão, muito mais dura, porque ele deve transportar bastante mais peso, mais carga sobre o seu chassi.
Se misturarmos, não dá samba.
Levar carga sobre o chassi de ônibus não dá certo.
Levar passageiro sobre o chassi de caminhão, muito menos.
Então, por que se teima em colocar carroceria de ônibus sobre chassi de caminhão?
Pra você, que paga das mais caras tarifas de transporte coletivo do mundo, peço que acredite: é porque é mais barato.
Na hora de calcular o valor da tarifa, coloca-se em planilhas veículos de alta qualidade, serviço de primeira e aí o preço vai lá em cima.
Depois, colocam na rua caminhões fantasiados de ônibus.
A diferença, vira lucro, num serviço que deveria ter caráter absolutamente social.
E sabe, meu amigo, por quê as autoridades que concedem a particulares esse serviço público e que deveriam fiscalizar essas aberrações, não percebem de jeito nenhum a maldade com o usuário?
Porque nenhuma dessas autoridades anda de coletivo e nem faz idéia do que seja nem o ônibus com chassi de ônibus nem o ônibus com chassi de caminhão, nem o que seja andar diariamente de ônibus porque essas autoridades usam mesmo é o automóvel e fim de papo.
Então peço que force um pouco a memória e me diga:
O coletivo que você tanto pega para lá e para cá tem a traseira muito alta, a ponto de mudarem a entrada para a porta da frente, menos alta, porque muitos idosos estavam se machucando em quedas no embarque ou desembarque lá atrás?
O veículo que você toma todo dia tem o motor na frente, é muito quente e barulhento?
Por um acaso, o ônibus urbano que você usa todo dia tem uma suspensão muito dura e anda pulando, fazendo também um barulhão danado de coisas se soltando dentro dele?
Então, meu caro amigo, sinto muito, mas na verdade você está mesmo é andando de caminhão.
Sim, caminhão, desses feitos para transporte de cargas!
Não se admire, mas há muitas empresas encarroçadoras especializadas em travestir caminhão de ônibus.
É uma maquiagem muito feia, porca, desonesta e por isso mesmo cruel e injusta para com o usuário.
Mas está aí, meu amigo, prá todo mundo ver e infelizmente, usar se for capaz.
Você não sabia que o ônibus verdadeiro não é construído para cargas e sim para transportar pessoas?
Assim, se calcularmos o peso que um coletivo transporta, é apenas uma fração do que o veículo de carga é capaz de levar.
A suspensão do coletivo, portanto, pode e deve ser muito mais macia para dar o devido conforto às pessoas que o utilizam.
E a suspensão do caminhão, muito mais dura, porque ele deve transportar bastante mais peso, mais carga sobre o seu chassi.
Se misturarmos, não dá samba.
Levar carga sobre o chassi de ônibus não dá certo.
Levar passageiro sobre o chassi de caminhão, muito menos.
Então, por que se teima em colocar carroceria de ônibus sobre chassi de caminhão?
Pra você, que paga das mais caras tarifas de transporte coletivo do mundo, peço que acredite: é porque é mais barato.
Na hora de calcular o valor da tarifa, coloca-se em planilhas veículos de alta qualidade, serviço de primeira e aí o preço vai lá em cima.
Depois, colocam na rua caminhões fantasiados de ônibus.
A diferença, vira lucro, num serviço que deveria ter caráter absolutamente social.
E sabe, meu amigo, por quê as autoridades que concedem a particulares esse serviço público e que deveriam fiscalizar essas aberrações, não percebem de jeito nenhum a maldade com o usuário?
Porque nenhuma dessas autoridades anda de coletivo e nem faz idéia do que seja nem o ônibus com chassi de ônibus nem o ônibus com chassi de caminhão, nem o que seja andar diariamente de ônibus porque essas autoridades usam mesmo é o automóvel e fim de papo.
Um comentário:
Tanto isto é verdade que, com poucos passageiros, o ônibus sacoleja muito mais.
Postar um comentário