sexta-feira, 11 de maio de 2012

Humana Mente

Sou um ser humano. Tenho limitacoes. Fraquezas. Sou capaz de me emocionar diante de um sorriso de crianca, de um gesto amavel, da inocencia de um animalzinho, da generosidade das pessoas. Por vezes, entretanto, me exalto e viajo numa onda de impaciencia, mas logo descubro que preciso voltar para a zona da compaixao pelo meu semelhante e por mim mesmo. Sou capaz de machucar as pessoas, ainda  que inconscientemente nesses voos de humor. Mas se o abraco amigo eh provocado, o aperto de mao eh sugerido, vou logo apertando, vou logo abracando. Porque eu sei que as coisas ruins, sao apenas para que aprendamos a valorizar o contrario - As coisas boas, os bons sentimentos, a boa intencao, sao para que os cultivemos como flor delicada mas maravilhosa e que deve enfeitar as nossas vidas. Creia: o odio, o rancor, a intolerancia, a inveja, a maldade, sao sentimentos cuja aura atrai invariavelmente o pior e seus agentes, antes temidos e talvez ateh odiados, se tornam dignos de piedade, ao apagar das luzes de suas desperdicadas vidas. Nao sou exemplo para ninguem. Minha existencia nao foi - digamos assim - das mais proveitosas ate agora, em termos de nobreza de espirito. Apenas que aprendi um pouco, a cultivar uma coisa muito positiva e que nos faz um bem danado, que eh o habito saudavel de ter bons sentimentos e olhar as pessoas, a vida e tudo que nela ha, num primeiro momento, como algo digno, positivo e reconfortante.

Nenhum comentário: