sábado, 23 de abril de 2011

Vamos conseguir!

Uma boa escola, talentos abundantes, aproveitamento humano, plena aplicacao de potencial intelectual, um acerto aqui, outro acola e pronto. Nasceu a Embraer, filha legitima do ITA de Sao Jose dos Campos.

Entrando em um nicho que era desprezado pela industria aeronautica norteamericana e europeia, o Brasil se consolidou como um dos mais confiaveis fabricantes de aeronaves comerciais de pequeno porte para aviacao regional em todo o mundo, passando, definitivamente, a antiga "dona" desse mercado, a canadense Bombardier, para tras.

Esse caminho e de uma arquitetura infalivel. Se quisermos conquistar espaco em Tecnolgia da Informacao, p.ex., teremos necessariamente que ter boas escolas formando esse contingente que ira inserir o Brasil nesse contexto.

A formula e simples, objetiva, conclusiva e praticamente infalivel. A construcao civil sofre a falta de engenheiros, porque os jovens nao estao se interessando pela profissao e tambem porque o incentivo a formacao academica nessa area, e bem sutil, se e que existe.

Isso se aplica a outras areas da atividade nacional.

Primeiro, temos que ter escolas suficientes em todos os niveis. Depois, ter boas escolas. Em seguida, ter um programa de formacao e aperfeicoamento de professores com claro e inequivoco incentivo do governo.

E financiar para valer os estudos de nossos jovens, sem essa timidez dos programas abertos ate hoje, que mais servem para desiludir do que para incentivar.

Nao e possivel que pagando em impostos 40 por cento de tudo o que produzimos - o governo nao tenha de onde tirar dinheiro para isso. Ate para salvar da bancarrota banco falido, tem fundo especial!

E preciso tambem, uma injecao de animo no cidadao brasileiro, que anda com o amor proprio e com a autoestima assim, meio que avariados.

O Brasil conseguiu se sobressair na industria aeronautica, porque esses fatores assinalados acima, foram de uma maneira ou de outra, perseguidos no Vale do Paraiba.

Agora, precisamos distender o que deu certo ali, para outras areas do conhecimento e da atividade humana no pais.

Isto feito, teremos, finalmente, dado o primeiro passo para levantar o gigante de seu berco explendido.

Nenhum comentário: